¿Le preocupan los nuevos precios de la energía? ¡Haga del aumento de tarifas de gas y electricidad una oportunidad! Las empresas que utilizan de forma eficiente la energía usan menos recursos para lograr las mismas metas, reduciendo costos y preservando la naturaleza. ¿El resultado? Ganan competitividad sobre todas las demás. Nosotros lo podemos ayudar a lograrlo con nuestras charlas, conferencias, cursos y seminarios sobre eficiencia energética. Esperamos su consulta: jandreotti@fibertel.com.ar.

viernes, 24 de agosto de 2012

Procuram-se fundos para criar museu


Procuram-se fundos para criar o "maldito museu" de Tesla

24.08.2012 - 12:36 Por Maria do Céu Pereira

Nikola Tesla a tirar apontamentos durante uma das suas experiências
 com electricidade
 (DR)
 Transformar num museu o laboratório de Nikola Tesla (1856-1943), o inventor da corrente alternada, é o objectivo da Friends of Science East, há 15 anos. Em meados de Agosto, esta associação norte-americana lançou uma campanha de recolha dos 670 mil euros necessários para a compra da propriedade onde está o laboratório.

A recolha de fundos, feita no site  indiegogo.com, uma plataforma mundial de cooperação colectiva, permite que cada um participe na compra do laboratório em troca de alguma recompensa, como uma fotografia do cientista. O lema é "Vamos construir um maldito museu para Tesla". As ofertas podem ter o valor mínimo de três dólares e máximo de 33.333. Tesla adorava o número três e rodeava-se de objectos em múltiplos de três, por isso as contribuições têm o três como base. 
A ideia já tem pernas para andar, graças aos mais de 23 mil contributos que recebeu e é considerada um caso de sucesso de esforço colectivo para obter fundos.  A 38 dias do fim do prazo para contribuir, o valor reunido para a compra da propriedade ultrapassa os 700 mil euros. "Mesmo que se atinjam os 1,7 milhões de dólares [1,3 milhões de euros], ainda não chega para construir um museu e um centro de ciência, mas permitirá que a propriedade venha a ser transformada em algo digno de um dos maiores inventores do nosso tempo", lê-se no site.

O laboratório, em Shoreham, perto de Nova Iorque, incluía uma torre que servia de base ao projecto de Tesla, que queria fornecer, gratuitamente e sem fios, electricidade ao mundo inteiro. O projecto nunca foi concluído (e ainda hoje esse sonho está por cumprir), a propriedade foi vendida e a torre dinamitada em 1917. 

Tesla ficou conhecido depois da chamada "guerra das correntes", em 1899. Esta foi uma disputa entre Thomas Edison, defensor do uso da corrente contínua, e Tesla, que pretendia aplicar a corrente alternada. Devido a esta guerra, Tesla recusou em 1912 ser nomeado, pelos seus desenvolvimentos em electricidade, para o Nobel em conjunto com Edison, com quem, aliás, tinha trabalhado.

http://www.prensaescrita.com/adiario.php?codigo=EUR&pagina=http://www.publico.pt

No hay comentarios:

Publicar un comentario